(+351) 962 814 895 info@araujoequinevet.com  

Ortopedia

Exame de Claudicação

Claudicação é uma alteração na locomoção do cavalo causada por dor, disfunção mecânica ou neurológica.
O cavalo deve ser submetido a um exame clínico rigoroso composto por duas fases, uma estática onde são avaliadas, entre outras, a conformação, a condição corporal, a palpação, a mobilidade, a presença de exostoses ósseas e efusões articulares.
Outra fase dita dinâmica onde o cavalo é observado em diferentes pisos, andamentos e exercícios.

Terapias Regenerativas

Na última década várias terapias autólogas foram introduzidas na medicina veterinária equina, começaram por ser utilizados plasma rico em plaquetas, proteína antagonista receptora da interleuquina, células estaminais, entre outras.
O grande benefício destas é a utilização do próprio sangue/medula óssea que permite uma melhor cicatrização do cavalo.

Plasma Rico em Plaquetas - PRP

Consiste na recolha e processamento do sangue do cavalo do qual resulta um concentrado de plaquetas, fonte terapêutica rica em factores de crescimento que estimulam a cicatrização, a menor formação cicatricial e redução da dor.

É usado principalmente em tecidos moles, mas também em articulações.

Proteína Antagonista Receptora da Interleuquina - IRAP

As articulações com o tempo desgastam-se conduzindo a osteoartrite.
Actualmente, a medicina veterinária equina recorre ao IRAP que consiste na recolha e processamento do sangue do cavalo do qual resulta um concentrado rico em agentes anti artríticos e factores de crescimento, com o propósito terapêutico de ser aplicado numa articulação.

É eficaz na redução da inflamação articular, especialmente em articulações com artrite que não respondem às terapias convencionais e sustém a degradação da cartilagem articular.